terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Evento da CUT reúne sindicatos rurais

Uma reunião realizada pela Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) no município de Lagoa Seca contou com representantes de 18 sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais das microrregiões da Borborema, Cariri e do Curimataú. O evento aconteceu no último dia 23 e também contou com a presença de representantes da diretoria executiva da CUT e da delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Giucélia Figueiredo.

De acordo com o presidente da CUT-PB, Luis Silva, o evento discutiu com os dirigentes sindicais rurais as políticas públicas para o homem do campo. Durante a reunião foram tirados vários encaminhamentos, como definição de bandeiras de lutas e o estabelecimento de datas para oficinas e outras reuniões dos pólos de cada microrregião da Paraíba.

Luis Silva destacou que uma destas datas é referente à realização de uma oficina com dirigentes sindicais sobre o Programa Nacional de Merenda Escolar (PNAE). A oficina está prevista para acontecer no dia 21 de março, no município de Lagoa Seca, e deve debater novas formas de qualificar a produção dos agricultores familiares ao cardápio da merenda escolar nos municípios. “Também devemos debater uma mobilização para sensibilizar as prefeituras municipais e o Governo do Estado a comprar os produtos dos agricultores familiares para a merenda na rende pública de ensino.

Durante a reunião com os sindicalistas rurais houve ainda a decisão unânime contra a filiação a Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar (Fetraf) e ao Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf). “Os representantes dos sindicatos presentes não aceitam que estas entidades existam apenas para dividir a categoria, tendo em vista apenas razões políticas”, destacou o presidente da CUT-PB. Ele explicou ainda que os sindicalistas rurais devem tomar as devidas medidas judiciais contra a existência de tais entidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário