quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CUT-PB participará de ação conjunta para lembrar o 8 de Março

A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) participará de uma ação conjunta para lembrar o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. De acordo com o presidente da CUT-PB, Luis Silva, a data será celebrada com uma Marcha de Mulheres, que a ser realizada no próximo dia 8, no município de Esperança.

                Segundo Luis Silva, a marcha deve reunir sindicalistas, participantes de movimentos sociais e trabalhadoras e trabalhadores de toda a região, somando em torno de 2 mil pessoas. Ele explicou ainda que o  evento tem como objetivo reivindicar segurança no campo e a aplicação dos direitos das mulheres como um todo.

                Em 2011, a CUT-PB participou de uma marcha realizada em João Pessoa, que contou com representantes dos movimentos sindical e social e com trabalhadoras de todo o Estado. Este ano, a campanha da CUT relacionada ao 8 de Março tem como temaPor um desenvolvimento sustentável com distribuição de renda, valorização do trabalho, liberdade, autonomia sindical e igualdade entre mulheres e homens”.

A pauta de reivindicação inclui:

- Mulheres na luta por liberdade e autonomia sindical
- Valorização do salário mínimo
- Creches públicas
- Igualdade no trabalho e no movimento sindical
- Descriminalização e legalização do aborto
- Direitos das trabalhadoras domésticas – 189 OIT
- Compartilhamento das responsabilidades domésticas – 156 OIT
- Combater a violência contra as mulheres
- Salário igual para trabalho igual

Nenhum comentário:

Postar um comentário