quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Associação Paraibana de Imprensa divulga nota sobre fechamento de veículos dos Diários Associados

Confira, abaixo, a nota divulgada pela Associação Paraibana de Imprensa sobre o fechamento dos veículos do grupo Diários Associados no Estado:

Jornais fechados, imprensa de luto

A data de 1º de fevereiro de 2012 ficará marcada na história da imprensa paraibana como um dia de luto. O grupo Diários Associados decidiu fechar sumariamente os jornais O Norte e Diário da Borborema, deixando que o fato fosse comunicado através das frias páginas dos próprios veículos, sem sequer ter convocado anteriormente uma reunião com seus funcionários.

Na nota oficial, o grupo agradece aos seus leitores, mas esquece de seus funcionários, principais responsáveis pelos anos de glória vividos em décadas passadas e, que, nos últimos anos, realizavam um dedicado trabalho, mesmo sem as condições necessárias, e ainda recebendo o menor salário da Paraíba.

Esta foi uma morte premeditada. Há alguns anos, ambos os jornais foram reduzidos ao tamanho tabloide e não recebiam mais investimentos estruturais nas redações, na renovação dos equipamentos e automóveis, e, muito menos, na contratação e valorização de profissionais.

Some-se a isso o fato de que toda a administração foi centralizada em Recife-PE, deixando as empresas do grupo na Paraíba completamente dependentes, sem gerência nem capacidade de solucionar simples problemas do dia a dia.

Lamentamos o fechamento de O Norte e Diário da Borborema porque isto significará uma concentração ainda maior da propriedade dos meios de comunicação no Estado, e lamentamos ainda mais pelo fechamento de tantos postos de trabalho, pelo futuro incerto dos agora demitidos.

Nosso compromisso com a categoria dos jornalistas permanece e se renova em mais este momento crítico para a vida pessoal e profissional de tantos colegas. Estamos à disposição de todos para encampar as lutas necessárias e garantir que nenhum direito trabalhista seja ferido.


Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba
Associação Paraibana de Imprensa


API DIFERENTE,
MARCELA PRESIDENTE.

Contatos 9983-3800

Nenhum comentário:

Postar um comentário