quinta-feira, 17 de maio de 2012

Seminário “Movimento sindical paraibano na promoção da igualdade racial”




         Desde o fim da escravização de mulheres e de homens africanos no Brasil que o mercado de trabalho nacional retrata uma desigualdade nas relações étnico-raciais das mais injustas e aviltantes para trabalhadoras e trabalhadores afrodescendentes.

         Na Paraíba, com sua peculiaridade na negação da contribuição dos contingentes negros na formação de sua sociedade, o racismo e a desigualdade racial nas relações do mundo do trabalho são elementos que têm um impacto direto na distribuição de renda e de oportunidades para a classe trabalhadora.

         Pensando nessa conjuntura é que o Fórum Paraibano de Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR) e a Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) se unem para realizar esse Seminário Movimento Sindical Paraibano na Promoção da Igualdade Racial.

         A ideia central é reabrir a discussão étnico-racial com as lideranças do movimento sindical local, na perspectiva de empoderar os sindicalistas do campo cutista para as discussões contemporâneas sobre os efeitos do racismo institucional, das discriminações raciais e da desigualdade étnico-racial na vida cotidiana de milhares de trabalhadoras e trabalhadores paraibanos.

         O seminário acontece na terça-feira, dia 22, das 8 horas às 17h30, no auditório do SINTTEL, e pretende oferecer um panorama da presença negra e afroparaibana nos diversos setores produtivos, entendendo o sistema capitalista como um mecanismo explorador da mão-de-obra humana indiferente às peculiaridades socioculturais de cada comunidade. O evento deve discutir ainda a criação de estruturas sindicais que contemplem a questão raça-cor, entendendo a gestão sindical também como campo de disputa hegemônica étnico-racial importante para o exercício igualitário dos poderes simbólicos, cognitivos e econômicos, no seio da própria classe trabalhadora.

         A iniciativa visa também à identificação e o empoderamento de antigas e novas lideranças negras dentro do movimento sindical paraibano. Veja a programação.



8 horas – Acolhimento, apresentações de cultura afro.

9h – Abertura e formação de mesa de abertura (representações oficiais e dos movimentos sociais negros)

9h30 - Painel “A importância da atuação conjunta CUT/Movimentos sociais contra o racismo” – Hakon Jacinto, Secretaria Nacional de Combate ao racismo (CUT-SP)

Mediadora: Fátima Solange (FOPPIR/CEPIR-PB)



10h10 – Debates



10h40 - Painel “Promoção da igualdade racial na PB: Panorama e perspectivas do movimento sindical”

Idevaldo Barbosa (SINDSPREV/)

Hamurabi Duarte (CUT-PB)

Mediadora: Alexandra Camilo (FOPPIR)



Debates



12h – Almoço



14h – Painel “Trabalhadoras/es negras/os no mercado de trabalho paraibano”

Renato Silva de Assis (DIEESE-PB)

Mediador: Dalmo Oliveira (FOPPIR)



Debates



15h40 – Sistematização

Mediação: Representante da Escola Nordeste de Formação da CUT

Leitura do documento de compromisso da CUT-PB com a promoção da IR.



18h – Confraternização de encerramento
/////////////////////////////
Serviço

 Seminário“Movimento sindical paraibano na promoção da igualdade racial”
dia 22, das 8 horas às 17h30, no auditório do SINTTEL
Rua Rodrigues de Aquino, nº 290 - Centro - João Pessoa (PB)
Informações e inscrições: (83) 3221. 8545 / 9674.4455 / 9665.0161

Um comentário: