terça-feira, 20 de julho de 2010

Secretário Geral se afasta para concorrer às eleições

A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) informa que o seu secretário geral, Paulo Marcelo Lima, está afastado das suas funções por estar concorrendo ao cargo de deputado estadual nas eleições 2010, em nosso Estado.

confira o seu perfil:

PAULO MARCELO DE LIMA


Nascido em Caruaru (PE), ainda pequeno mudou-se para Vitória de Santo Antão, onde concluiu o ensino fundamental. Aos 17 anos interrompeu os estudos para trabalhar na Construção Civil na cidade de Recife (PE).

Aos 21 anos já trabalhava como pedreiro nos conjuntos habitacionais que eram construídos nas periferias das capitais nordestinas. Trabalhando numa construtora de Pernambuco chegou à João Pessoa em julho de 1977.

Conhece em 1979 um grupo de operários que questionavam a falta de um órgão autônomo que defendesse os trabalhadores explorados por uma jornada média de 14 horas diárias de trabalho. Iniciam, sem a presença do sindicato, um movimento vitorioso pelo direito à carteira assinada e à gratuidade de equipamentos de proteção individual. Após esta primeira vitória se junta a um grupo que questionava os salários e as condições trabalho vividas pelos trabalhadores da Construção Civil.

Vai morar em 1980 na Favela Beira Rio e participa do movimento que cria a Associação de Moradores. Em 1981 passa a fazer parte da diretoria da associação recém criada que, assumindo uma linha combativa luta pela permanência dos moradores daquela comunidade em suas moradias já que se tratava de uma ocupação.

Assume em 1982 a presidência da Associação onde fica por três mandatos. Neste período a Associação assume um papel fundamental na organização e fixação da comunidade; conseguindo a desapropriação da área, água, luz, telefone, transporte, creche, escola e até mudança do nome de Favela para Bairro São José. A Associação torna-se, neste período, referência para os outros movimentos populares,

Embasado nas lutas populares e classistas, participa da Pastoral Operária da Igreja Católica ligada à Teologia da Libertação e compõe, em 1986, o grupo de oposição Zé Peão, um coletivo de operários da Construção Civil que trazia como proposta transformar o sindicato da categoria (hoje SINTRICOM) num verdadeiro instrumento de luta capaz de resgatar a cidadania dos trabalhadores. Conquista com seus companheiros a direção do Sindicato. Nestes 25 anos, o SINTRICOM mantém a categoria organizada na compreensão da importância da participação dos trabalhadores nas lutas coordenadas pelo Sindicato.

Consoante a atuação sindical de base, inicia junto com outros sindicalistas o processo de construção da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Construída e consolidada a central sindical, exerce por dois mandatos o cargo de Secretário de Formação Sindical e, mais recentemente, a Secretaria Geral da entidade classista. Nesta trajetória desenvolveu um bom relacionamento com o movimento sindical urbano e rural; e com os movimentos sociais, onde sempre esteve, tem ajudado a discutir coletivamente projetos para uma sociedade mais justa e igualitária.

É candidato nas próximas eleições à Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores. Na Assembléia Legislativa da Paraíba pretende ampliar as lutas que sempre travou, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e da população em geral paraibana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário