quarta-feira, 21 de julho de 2010

59% das brasileiras estão endividadas

Fonte: jornal Correio da Paraíba
http://www.portalcorreio.com.br/
21/07/2010

As facilidades de pagamento e parcelamento na hora das compras podem se transformar numa armadilha para as mulheres. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Sophia Mind, empresa de inteligência de mercado do grupo Bolsa de Mulher, que ouviu 913 brasileiras entre 18 e 60 anos, com renda própria. O estudo revelou que 59% das entrevistadas estão endividadas atualmente, e o maior responsável por isso é a falta de planejamento na hora de usar o cartão de crédito. Quarenta e seis por cento delas já contraíram uma dívida alta no cartão a ponto de não conseguir quitá-la a curto prazo. O cheque especial também faz parte da rotina das brasileiras: 67% das entrevistadas o possuem e 29% delas fazem uso dele todos os meses. As compras a prazo também são prática comum entre as brasileiras – 81% delas já incorporaram os parcelamentos à sua rotina.

Entre as brasileiras que já conseguiram quitar alguma dívida (92%), 45% delas se endividaram novamente e 48% contraíram uma dívida para pagar outra. De acordo com a pesquisa, o surgimento de algum problema é o que mais leva as mulheres ao endividamento. Do total de endividadas, 38% já estão pagando e 21% não têm previsão para o acerto de contas.

Os tipos mais frequentes de endividamento são cartão de crédito (54%), crédito pessoal (25%), cheque especial (25%), carnês (20%), crédito consignado (15%), financiamento de automóvel (12%), cheques pré-datados (8%), financiamento de imóvel (7%) e agiota (2%).

Já os motivos do endividamento feminino são: surgimento de problema (31%), desajuste no orçamento doméstico (22%), compra de um bem de alto valor (12%), compras supérfluas (11%), doença (7%), viagem (2%), nascimento de filho (2%), outros (14%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário