segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dirigentes sindicais e jornalistas debatem construção da Rede de Comunicação da CUT no Nordeste

Escrito por Rebeka Nascimento - CUT-PE
Fonte: http://www.cut.org.br/

A Escola Sindical da CUT no Nordeste – Marise Paiva de Morais iniciou, na tarde da quinta-feira (15), às atividades do I Seminário Regional de Comunicação realizado no Marante Plaza Hotel, em Boa Viagem/Recife.


O evento teve em sua abertura saudações da coordenadora da Escola Sindical Nordeste, Lúcia Silveira e do presidente da CUT-PE, Carlos Veras. Lembramos que o tema Comunicação será debatido nacionalmente, no final deste mês, pela entidade, com participação de representantes estaduais, com objetivo de avaliar a atuação da CUT Nacional no processo de Comunicação.

O Seminário Regional tem como principal objetivo contribuir para a articulação e implementação de um programa de educação para a comunicação que se coloque como referência na construção da Rede de Comunicação da CUT, fortalecendo sua estratégia político-organizativa no contexto atual de disputa de hegemonia na sociedade.

Avançar na Comunicação - A mesa de abertura foi composta pelo presidente da CUT-PE,, Carlos Veras; o coordenador geral da Escola Nordeste, Adimirson Medeiros (Greg); a coordenadora de formação da Escola, Lúcia Silveira; a secretária de Comunicação da CUT nacional, Rosane Bertotti. Registramos ainda as presenças da coordenadora de Relações Sociais da Agecom (BA), Agência de Comunicação do Governo da Bahia, Rosely Arantes e o representante da Intervozes Bahia, Pedro Caribé. Representantes de todos estados do Nordeste foram convidados para participarem das discussões, avançando conjuntamente nas questões da comunicação cutista com os sindicatos e com a sociedade em geral.

O presidente estadual da CUT, Carlos Veras, iniciou o evento parabenizando a todos pela participação e pelo evento realizado. “A comunicação é uma ferramenta muito importante no meio sindical. Nós precisamos divulgar mais as nossas lutas, e explorar mais essa ferramenta”, salientou.

Capacidade de mobilização - A secretária de Comunicação da CUT nacional, Rosane Bertotti agradeceu pelo convite e fez um balanço inicial sobre a comunicação utilizada atualmente pelas CUTs estaduais. “A CUT trem um importante papel, e precisamos alinhar as nossas estratégias sindicais com a forte comunicação para ficarmos mais próximos à sociedade”, pontuou. Para ela, o debate de comunicação é de fundamental importância para os movimentos social e sindical, no diálogo com a sociedade civil organizada. “ Precisamos entrar num processo de esforço nesse sentido, sem perder de vista a nossa autonomia e independência sindical .A CUT é uma entidade forte pela sua capacidade de organização e de mobilização junto aos trabalhadores”, ressaltou.

O coordenador geral da Escola Nordeste, Adimirson Medeiros (Greg) destacou a importância de realizar o seminário como este:“Precisamos fazer diagnósticos de como a CUT está trabalhando a comunicação junto aos sindicatos. Temos que avançar nesta questão tão importante”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário