terça-feira, 29 de março de 2011

Evento coloca em evidência a realidade do racismo no Brasil

Nos dias 30 e 31 março, especialistas da área de direitos da população negra estarão em Brasília para discutir questões sobre racismo, igualdade e políticas públicas. O debate tem grande importância, já que essa camada da sociedade corresponde a mais de 50% da população brasileira, sendo que metade vive abaixo da linha da pobreza. As desigualdades entre negros e brancos também se revelam nos setores da educação, segurança pública e mercado de trabalho.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) “Negros nascem com peso inferior a brancos, têm maior probabilidade de morrer antes de completar um ano de idade, têm menor probabilidade de freqüentar uma creche e sofrem de taxas de repetência mais altas na escola, o que leva a abandonar os estudos com níveis educacionais inferiores aos dos brancos. Jovens negros morrem de forma violenta em maior número que jovens brancos e têm probabilidades menores de encontrar um emprego. Se encontrarem um emprego recebem, menos da metade do salário recebido pelos brancos, o que leva a que se aposentem mais tarde e com valores inferiores, quando o fazem. Ao longo de toda a vida, sofrem com o pior atendimento no sistema de saúde e terminam por viver menos e em maior pobreza que brancos”. (IPEA, 2007)


As discussões acontecerão no Anfiteatro 12 da Universidade de Brasília (UnB) e fazem parte do “Seminário Racismo, Igualdade e Políticas Públicas”. O evento está sob a responsabilidade do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com a UnB.


Acesse o site que tem todas as informações do evento: http://racismo.inesc.org.br/racismo/

Veja toda a programação







O que: Seminário Igualdade, Racismo e Políticas Públicas

Quando: 30 e 31 de março

Onde: Anfiteatro 12 – Universidade de Brasília (UnB)

Organização: Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc)

Realização: Inesc e UnB

Promoção: Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia da Universidade de Brasilia (UnB), Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (DCE/UnB), Nosso Coletivo Negro.

Parceria: Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros e Negras, ONG Criola e Geledés – Instituto da Mulher Negra.

Apoio: Ford Foundation

Contato: Gisliene Hesse (61) 3212-0204/8199-4426

Nenhum comentário:

Postar um comentário