segunda-feira, 17 de maio de 2010

Manifestação na Lagoa

 Manifestação na Lagoa marca



Mobilização Nacional por Redução da Jornada de Trabalho



A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) realiza nesta terça-feira, às 15h00, uma mobilização na Lagoa, no Centro de João Pessoa. A manifestação faz parte da programação nacional de mobilizações em defesa da aprovação do Projeto de Lei que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais.



De acordo com o vice-presidente da CUT-PB, Paulo Marcelo, o objetivo é cobrar dos parlamentares paraibanos a aprovação do Projeto de Ementa Constitucional (PEC) 231-95 que poderá gerar 4,5 mil empregos na Paraíba e mais de dois milhões em todo o Brasil.



“Queremos alertar a população da importância da aprovação da jornada de trabalho, que hoje é de 44 horas semanais, e que, na maioria das vezes, se torna muito maior, por exigência do atual mercado de trabalho. Em certos segmentos, como no comércio, a jornada chega a somar 60 horas por semana, por conta das horas extras, que nem sempre são contabilizadas”, explicou Paulo Marcelo.



A jornada normal de trabalho no Brasil é uma das maiores no mundo: 44 semanais desde 1988, contra 37,6 horas da Alemanha; 39,6 do Canadá e 41,1 dos EUA. Além disso, hoje não há limite semanal, mensal ou anual para horas extras, o que torna a jornada ainda mais extensa.



Segundo o vice-presidente da CUT-PB, além da panfletagem na Lagoa, também está sendo entregue um ofício aos deputados federais que representam a Paraíba na Câmara Federal, cobrando a aprovação imediata da PEC 231-95. Este projeto tramita no Congresso Nacional há 15anos. No dia 30 de junho de 2009, a Comissão Especial da Câmara aprovou por unanimidade um relatório favorável à PEC, mas isso não é suficiente. Para que a proposta vire lei, precisa ser aprovada pelos parlamentares em votação nos plenários da Câmara e do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário