quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sindicatos dos Trabalhadores(as) Rurais divulgam Resolução para 2012



Confira, a seguir, a Resolução dos Sindicatos Rurais para 2012, elaborada a partir do Encontro Estadual dos Sindicatos de Trabalhadores(as) Rurais da Paraíba, realizado no dia 20 de dezembro de 2011, durante evento promovido pela Central Única dos Trabalhadores  na Paraíba (CUT-PB). Através da Resolução, os sindicatos reafirmam a defesa pelo direito da sua autonomia:

Resolução do Encontro Estadual dos Sindicatos de Trabalhadores (as) Rurais da Paraíba

Durante assembléia dos Sindicatos de Trabalhadores(as) Rurais da Paraíba (STTR’s) paraibanos filiados a CUT-PB, realizada em 20/12/2011 no município do Conde – PB aprovou-se o texto final da Resolução de autonomia em relação à representação da classe trabalhadora no Estado da Paraíba.
Os STTR’s como elementos constituintes do sistema CONTAG, apresentam um irretratável histórico de lutas pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros, sendo responsáveis pela conquista das diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento sócio-econômico, humano e sustentável das famílias trabalhadoras do universo camponês. Devendo ser fortalecido por parte da CUT Nacional através do Plano de Ação Sindical (PAS-PB), com a implantação de políticas contínuas de assessoramento técnico, político e jurídico aos STTR’s paraibanos. 
A luta dos STTR’s sempre esteve pautada em uma política includente do trabalhador rural, independentemente de sua relação com a terra, dessa forma defendemos os trabalhadores assalariados, sem-terra, proprietários, assentados, camponeses, meieros, arrendatários e posseiros enfim consideramos a diversidade de nuances que complementam a classe trabalhadora.
Atualmente é imperativo o clima de temeridade ocasionada pela ação do sistema FETRAF/SINTRAF, os quais vêm atuando dividindo a classe trabalhadora, apropriando-se da definição de “agricultura familiar”, para determinar conforme seus interesses o enfraquecimento dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Os STTR’s “NÃO” podem e “NÃO” devem aceitar passivamente a representação da categoria por estas entidades. Os Sindicatos são elementos essenciais e indissociáveis do pleno exercício do direito das classes trabalhadoras, não devendo em momento algum ser equiparadas ao exercício meramente associativo de defesa de interesses particulares.
Diante da conjuntura supracitada os STTR’s aqui reunidos legitimam o coletivo rural e expressam à irrevogável contrariedade a possibilidade de filiação dos SINTRAF’s e FETRAF’S a Central Única dos Trabalhadores, por considerar uma afronta ao histórico de luta dos STTR’s e da CUT-PB.
Dessa forma em defesa do direito de autonomia dos STTR’s paraibanos, rechaçamos qualquer forma de legitimação dos SINTRAF’s/FETRAF’s e solicitamos uma posição afirmativa da CUT em suas esferas Estadual e Nacional em relação ao caso.

Encontro dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Paraíba.
Conde – PB, 20 de dezembro de 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário