quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dirigentes sindicais de PE, PB e RN participam de Curso de Formação na Paraíba


Na foto Acima, ônibus do Projeto Escola Móvel



 Dirigentes sindicais dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte estão reunidos no município do Conde, na Paraíba, para o Curso de Formação de Formadores para Dirigentes Sindicais, realizado pela Escola Nordeste, da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O evento tem como objetivo dar formação para que os sindicalistas formem novos dirigentes sindicais em todas as regiões dos três Estados participantes. Durante o curso, os sindicalistas devem conhecer mais sobre o Projeto Escola Móvel. Trata-se de um micro-ônibus da CUT, equipado com computadores, roteador, modem 3G, datashow e cabeamento de renda, que serve para ir até a base dos trabalhadores que vivem nas cidades e comunidades do Interior. O Projeto Escola Móvel tem como objetivo formar novos e atuais dirigentes sindicais de todo o Nordeste.

Ao longo do evento, os sindicalistas debatem temais, tais como: políticas de juventude, de combate ao racismo e de mulheres com foco na territorialidade, economia solidária e políticas públicas em geral. Além disso, eles irão planejar o início das ações nos territórios que foram indicados pelas CUT's Estaduais. Para contribuir nesta discussão, os Delegados do MDA de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba estarão presentes nesta quarta, apresentando as ações do governo federal nestas áreas.

O curso teve início na manhã desta quarta-feira com a mesa de abertura composta pelo presidente da CUT Paraíba Luis Silva, o coordenador geral da Escola Nordeste Admirson Medeiros Ferro Junior (Greg), o secretário das Relações do Trabalho da CUT Nacional Manuel Messias e a secretária de Políticas para as Mulheres de Pernambuco Madalena Margarida da Silva.

O evento acontece nestes dias 12 (quinta), 13 (sexta) e 14 (sábado), no Hotel Fazenda Water Park, no Conde, e em sua programação estão painéis, debates e trabalhos em grupo.


Desafios para 2012 e formação de novos dirigentes sindicais


O coordenador da Escola Nordeste, Admirson Medeiros, destacou que a cada passo que a luta pelos direitos dos trabalhadores avança, surgem novos desafios para os sindicalistas. Além disso, ele falou sobre a responsabilidade de cada dirigente presente em formar novos sindicalistas, em especial no cenário recente de disputas políticas.

Para o secretário de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Manuel Messias, há uma disputa selvagem que está acontecendo entre as centrais sindicais pelas bases de trabalhadores e que o sindicalista tem que estar preparado para um ano desafiante, em especial por conta das eleições municipais.  “Estas novas centrais sindicais não querem organizar os trabalhadores. Querem apenas o valor do imposto sindical. A CUT possui as melhores propostas para os trabalhadores”, destacou ele.

Manuel Messias explicou que a CUT Nacional deve começar em breve com uma campanha na mídia de massa pelo fim do imposto sindical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário