sexta-feira, 3 de junho de 2011

CUT repudia atitude do Governo do Estado em relação aos Professores


A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) divulgou nesta sexta-feira uma nota pública repudiando o Governo do Estado em relação às atitudes anti-sindicais promovidas em relação aos professores que atuam na rede estadual de ensino.

De acordo com o presidente da entidade, Luis Silva, a greve tinha como principal foco a reivindicação pelo pagamento do Piso Nacional do Magistério. “Trata-se de uma legislação nacional que o Governo do Estado está descumprindo na medida em que reduz a carga horária e com isso reduz o piso na mesma proporção. Estamos estranhando justamente o fato de a Justiça ter determinado a ilegalidade da greve perante uma reivindicação completamente legal”, destacou Luis Silva.

O presidente da CUT-PB destacou ainda que o governo descontou indevidamente o pagamento dos professores relativo ao mês de abril, quando a greve ainda não tinha se iniciado. “Estamos dando todo o apoio possível aos professores e estamos junto com eles na ação que o Sindicato representante irá impetrar na Justiça”, disse o sindicalista. Ele explicou que há profissionais do ensino receberam apenas R$ 15,00 como pagamento do mês trabalhado.

Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA

A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) vem a público repudiar a atitude tomada pelo Governo do Estado da Paraíba em relação aos servidores que atuam na área de educação no Estado. Para a CUT-PB, o Governo se portou de maneira intransigente e desrespeitosa em relação aos professores da rede estadual, na medida em que além de não ter recebido os representantes da categoria para negociações em relação à greve iniciada em maio, o governo também promoveu descontos nos contracheques relativos ao mês de abril, período em que os profissionais estiveram trabalhando normalmente.

A CUT-PB também expressa estranhamento na iniciativa do Governo do Estado em entrar com um pedido de liminar junto à Justiça diante de uma greve legal, onde a reivindicação tinha o legítimo foco em fazer cumprir o pagamento do Piso Nacional do Magistério, determinado através de legislação vigente em todo o país, inclusive no nosso Estado.

O presidente da CUT-PB Luis Silva manifesta estranheza em relações a tais atitudes antisindicais promovidas pelo Governador do Estado, o Sr. Ricardo Coutinho, uma vez que este construiu a sua trajetória com base nos movimentos sociais, sendo inclusive um defensor dos trabalhadores, atuando como representante da CUT-PB.

A CUT-PB também vem a público destacar que apóia o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB) na ação que deverá impetrar na Justiça com vistas a pedir o pagamento dos descontos aplicados no pagamento dos professores.


Atenciosamente,

Luis Silva
Presidente da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB)
João Pessoa, 03 de junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário