quarta-feira, 8 de junho de 2011

CUT-PB debate diretrizes do Trabalho Decente em Seminário



A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) realizou neste último dia 7 de junho o Seminário do Trabalho Decente em João Pessoa. No evento se debateu as diretrizes da CUT-PB para uma agenda do Trabalho Decente e foi distribuída a Cartilha do Trabalho Decente elaborada pela CUT em nível nacional.

            As diretrizes da CUT-PB para o trabalho decente são: 1. Geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento; 2. Erradicação do Trabalho Escravo e Infantil e 3. Diálogo Social.

            Em sua fala, o presidente da CUT-PB, Luis Silva, destacou a importância de dentro da temática do trabalho decente debater na Paraíba diversos problemas. Entre eles estão o agrotóxico como fator de risco para os agricultores. “Também devemos debater a gratificações e valores referentes a produtividade no setor público. Estas gratificações são uma maneira do próprio poder público burlar o pagamento de Previdência Social do trabalhador, reduzindo o valor da aposentadoria”, disse Luis Silva.

            Segundo o presidente da CUT-PB, também deve-se debater com afinco a cobrança da Reforma Tributária e da efetivação da redução da jornada de trabalho sem redução salarial. “São questões que a CUT já trabalha e que devem ser reafirmadas para contribuir com o trabalho decente no Brasil e na Paraíba”, destacou o sindicalista.

            O evento contou com representante das mais diversas categorias, entre eles bancários, comerciários, trabalhadores rurais, da indústria da construção civil e da indústria têxtil, entre outros. A mesa de debates foi composta pelo superintendente do Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, Inácio Machado; pelo presidente do Conselho do Instituto Observatório Social, Aparecido Donizete; pelo secretário geral da CUT-PB, Paulo Marcelo; pelo presidente da CUT-PB, Luis Silva e pela secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PB, Cícera Isabel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário