quarta-feira, 25 de abril de 2012

CUT-PB vai à AL reivindicar Políticas contra Seca, contra a violência na Zona Rural e pela promoção da saúde




Representantes da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) irão participar amanhã (dia 26) de uma sessão especial em Homenagem ao 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, na Assembleia Legislativa da Paraíba. A sessão está prevista para ser iniciada às 9h00 da manhã e foi convocada pelo Deputado Anísio Maia, da bancada do PT, a pedido dos representantes da CUT-PB.
De acordo com o presidente da CUT-PB, Luis Silva, durante a sessão especial na AL, os sindicalistas irão apresentar uma pauta de reivindicações para os trabalhadores do Estado e  cobrar a implementação de políticas em relação ao combate à seca e a violência na zona rural e pela promoção da saúde.
Luis Silva destacou que entre os assuntos da pauta estão ainda a Reforma Agrária e que representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) também irão participar da sessão.
Depois da sessão especial, está prevista uma caminhada da Praça dos Três Poderes ao terminal rodoviário, também no Centro de João Pessoa.

Confira, a seguir, a pauta completa de reivindicações da CUT-PB para o Dia do Trabalhador:

·         Defendemos a redução da jornada para 40 horas já! Devido à crise internacional, o Brasil passou a ser um país onde os investimentos se tornaram mais seguros. Este crescimento não está acompanhando benefícios para os Trabalhadores(as), como a redução da jornada.
·         Defendemos o aumento geral dos salários! O Dieese aponta para um salário mínimo necessário de R$ 2.295,58.
·         Defendemos o NÃO à tercerização e à precarização do trabalho! A terceirização favorece os acidentes, as mortes, os salários baixíssimos, o assédio moral, a falta de liberdade de organização sindical e o completo desrespeito às leis trabalhistas.
·         Defendemos a valorização da educação! Um dos pilares para o desenvolvimento de qualquer nação de forma soberana e auto-sustentável.
·         Defendemos que nossos impostos sejam investidos na vida humana! Na Saúde, por exemplo, sofremos com as longas filas nos hospitais e a falta de pessoal, equipamentos e remédios.
·         Defendemos o direito à segurança! Compreendemos que, enquanto não existir educação e trabalho digno, não haverá solução para este mal.
·         Defendemos o fim da violência contra as mulheres! Além de sofrerem com o assédio e a violência sexual, recebem, em média, apenas 70% dos salários dos homens, realizando o mesmo serviço, não possuem creches nos locais de trabalho para deixar seus filhos e ainda sofrem com o preconceito e a vulgarização de sua imagem.
·         Defendemos reforma agrária já! Apesar de mais de dois terços dos alimentos que consumimos virem das pequenas propriedades, o latifúndio continua dominando no campo, massacrando os camponeses, matando suas lideranças e impedindo o acesso à terra.
·         Defendemos políticas contra a seca! A seca que assola nosso estado e todo o Nordeste é causada pela falta de uma política de irrigação e investimentos em sistemas simples de armazenamento, como as cisternas, além das barragens que não matam a sede do nosso povo e ainda os expulsa de suas terras.
·         Defendemos o fim da violência no campo! A crescente falta de segurança, com assaltos e roubos na zona rural, está gerando medo e evasão do homem do campo.
·         Defendemos o fortalecimento dos sindicatos e centrais sindicais, demais entidade do movimento de trabalhadores, das mulheres, da juventude, entre outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário