terça-feira, 22 de novembro de 2011

CUT-PB participa da Conferência Estadual do Trabalho Decente na Paraíba

CUT/PB                                                                                  Assessoria de Comunicação
Carolina Barroca (83) 9137-2482 – assessora de imprensa
 CUT – (83)3221-8545 - cutparaiba@gmail.com
Twitter: @cutparaiba.com  www.cutparaiba.blogspot.com


CUT-PB participa da Conferência Estadual do Trabalho Decente na Paraíba

A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) está participando da Conferência Estadual do Trabalho Decente na Paraíba. O evento se realiza nestes dias 23 e 24 de novembro, no Espaço Cultural do Unipê, em João Pessoa. A Conferência tem como principal objetivo debater problemáticas e propor soluções através de políticas públicas que promovam o trabalho decente para as mais diversas categorias de trabalhadores.

O Secretário de Relações do Trabalho da CUT-PB, Gilberto Paulino, destacou que a Conferência deve contar com cerca de 270 delegados que representam os trabalhadores de todo o Estado, o Poder Público e o empresariado. Estes delegados foram eleitos durante as Conferências Regionais que já aconteceram em vários municípios da Paraíba, como Monteiro, Guarabira, Cajazeiras, Patos, Campina Grande e João Pessoa. Entre os representantes também estão pessoas ligadas à sociedade civil organizada no Estado.

De acordo com o representante da CUT-PB, o evento terá abertura a partir das 9h00 e haverá espaço para falas que devem debater os meios de promoção do trabalho decente no Estado. Gilberto Paulino explicou que este evento deverá eleger representantes que participarão da Conferência Nacional do Trabalho Decente, que será realizada em Brasília, em maio de 2012.

                “Atualmente, as principais problemáticas referentes ao mundo do trabalho são a sua precarização, com a falta de carteira assinada, a terceirização dos serviços e várias situações que acabam colocando a vida do trabalhador em risco ou mesmo que o exclui ao acesso aos seus direitos”, explicou o sindicalista.

Segundo ele, serão debatidas importantes bandeiras de luta da CUT, como a ratificação das Convenções da OIT 151 e 158, a autonomia e liberdade dos sindicatos, o fim do imposto sindical, a redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário e a luta contra a terceirização e precarização do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário