quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CUT-PB divulga nota de apoio à greve dos bancários no Estado

A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) divulgou nesta quarta-feira uma nota pública de apoio à greve por tempo indeterminado declarada pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba. A greve foi deflagrada na noite desta terça-feira, 28 de setembro, em assembleia convocada na sede do Sindicato, em João Pessoa.

Os bancários rejeitaram por unanimidade o reajuste salarial oferecido pelos banqueiros, de 4,29% e deflagraram a GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, a partir da zero hora desta quarta-feira, 29. De acordo com Marcos Henriques, vice-presidente da CUT-PB e presidente do Sindicato dos Bancários, além de reivindicar o reajuste salarial, os bancários estão cobrando diversos direitos sociais, como aumento da Participação em Lucros e Resultados (PLR), o fim do assédio moral e de metas inviáveis, entre outros. “A greve é a resposta dos bancários à postura intransigente dos bancos durante todas as rodadas de negociação que já tivemos em nível regional e nacional", destacou Marcos Henriques.

De acordo com o presidente da CUT-PB, Luis Silva, “Assim como a CUT-PB deu apoio para diversas categorias que optaram pelo direito à greve, a entidade também estará presente neste momento, buscando garantir maiores direitos aos trabalhadores. Os bancários são uma categoria que sofrem bastante, por falta de melhores condições físicas no trabalho. Por isso, apoiamos a reivindicação da categoria pela contratação de novos trabalhadores, gerando mais emprego e renda para a população”.



Confira a seguir a nota divulgada pela CUT-PB na íntegra:



NOTA PÚBLICA

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES NA PARAÍBA (CUT-PB)

A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), vem a público apoiar a greve dos bancários que está sendo deflagrada tanto no Estado como em todo o país. Como representantes dos trabalhadores das mais diversas categorias, a CUT-PB acredita no direito de greve e apóia as reivindicações que os bancários estão fazendo junto à classe patronal dos banqueiros.

A CUT-PB acredita que o trabalhador deva se manifestar no sentido de buscar um reajuste salarial acima da inflação do período e que as propostas venham a ser debatidas visando a viabilidade de um trabalho digno para todos os cidadãos e cidadãs da categoria.

Por isso, a CUT-PB estará presente nos atos públicos e negociações, além de apoiar reivindicações feitas pela categoria ao longo da greve, como a valorização dos pisos, PLR maior, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidade, segurança contra assaltos e sequestros e fim da precarização via correspondentes bancários, entre outros pontos.



A DIREÇÃO DA CUT-PB

JOÃO PESSOA, 29 de setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário