sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bancos melhoram contraproposta, mas não chegam lá. Grevistas fazem mobilização nesta sexta, a partir das 6h

13/10/2011

Reunião de negociação termina sem acordo. Nova audiência hoje. Pela manhã, bancários ampliam a pressão

Escrito por: Sindicato dos Bancários de SP, Osasco e Região

São Paulo - A negociação com a federação dos bancos, retomada na tarde dessa quinta-feira 13, não terminou. Após os representantes dos banqueiros apresentarem novamente proposta insuficiente para o índice – de 8,4%, que representa aumento real de 0,93% – a reunião foi interrompida para ser retomada na manhã de sexta 14.

Os bancos, além de manter o índice de reajuste salarial insuficiente, não apresentaram nada para a valorização do piso salarial ou para a PLR. Também não trouxeram proposta para a melhoria das condições de trabalho da categoria. “Por tudo isso a negociação parou e continua na manhã desta sexta. Enquanto isso, os bancários devem ampliar a mobilização e fortalecer a greve para aumentar a pressão sobre os bancos”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

A dirigente relata que durante a quarta-feira do feriado os bancos convocaram uma rodada de negociação para a quinta. “O Comando Nacional dos Bancários manteve sua disposição para negociar e passamos toda a tarde e o início da noite desta quinta-feira em reunião. Novamente, por culpa dos bancos não houve avanços.”

Banco do Brasil e Caixa Federal aguardam conclusão da Fenaban para negociar.

Greve – A orientação do Comando Nacional dos Bancários é pelo fortalecimento da greve. “Não podemos arrefecer agora. Nossa pressão fez com que os bancos retomassem as negociações e devemos continuar firmes e mobilizados, ampliando os locais parados, para que eles atendam às nossas justas reivindicações”, ressalta Juvandia, que é uma das coordenadoras do Comando.


“Todos sabem que os bancos podem resolver a campanha, pagar aumento real, PLR maior, valorizar o piso”, destaca a presidenta do Sindicato. “O lucro do setor cresceu mais de 20% só nos primeiros seis meses deste ano. O ganho dos executivos subiu em média 12% nesse mesmo período, sem falar dos bônus. Os bancários, que estão na linha de frente dos locais de trabalho, produzindo os astronômicos resultados dessas instituições, querem sua parte.”


Assembleia – Diante da rodada de negociação desta sexta-feira, que não tem horário previsto para ser encerrada, não será realizada assembleia. A data da próxima será comunicada pela Folha Bancária e pelo site.
Porém, a partir das 6h da manhã, os trabalhadores e trabalhadoras organizam ação concentrada na porta de algumas unidades dos bancos, para aumentar a pressão.
(com informações da CUT Nacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário