O XI Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CECUT) está previsto para acontecer entre os dias 24 e 26 de maio, no município de Lagoa Seca, no Convento Ipuarana. O evento deve reunir em torno de 200 delegados sindicalistas de todo o Estado da Paraíba e deve eleger os representantes da próxima gestão da entidade. Esta nova diretoria deve gerir a CUT-PB pelos próximos três anos.
Na pauta do evento há debates sobre a atual conjunta local, nacional e mundial para que os sindicalistas reflitam e lancem propostas para ampliar os direitos dos trabalhadores dos mais diversos segmentos da sociedade. De acordo com Luis Silva, presidente da CUT-PB, a principal importância do CECUT é que o evento dá as diretrizes para as ações que a entidade deve realizar nos próximos anos.
O CECUT também deverá escolher os delegados que representarão a Paraíba no XI Congresso Nacional da CUT, que acontece entre os dias 9 e 13 de julho em São Paulo. O tema do Congresso é “Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as relações de trabalho para garantir e ampliar direitos”.
O Congresso Nacional tem uma tarefa ímpar: refletir e elaborar propostas sobre o país que a CUT quer para as próximas décadas, a partir da concepção de desenvolvimento tendo como centro a valorização do trabalho, a ampliação do papel redistributivo e democrático do Estado e com uma política econômica ousada, que articulada às demais políticas públicas, oriente o país no rumo do desenvolvimento sustentável e caminhe a passos largos para a sociedade socialista que a CUT almeja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário