terça-feira, 29 de maio de 2012

CUT Paraíba elege nova gestão




Representantes sindicais de todo o Estado da Paraíba elegeram, no último sábado (dia 26), a nova direção executiva da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB). Para a gestão 2012/2015, o novo presidente eleito é Paulo Marcelo, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário da Grande João Pessoa (Sintricon).

A eleição aconteceu durante o XI Congresso Estadual da CUT Paraíba (CECUT), realizado nos últimos dias 24, 25 e 26, no município de Lagoa Seca, nas proximidades de Campina Grande. Foram eleitos, ao todo, 37 dirigentes sindicais que farão a gestão da CUT Paraíba para os próximos três anos. Além disso, também foram eleitos seis representantes que irão assumir o Conselho Fiscal da entidade.


A nova direção da CUT tem um grande desafio pela frente, na defesa do projeto nacional do movimento sindical cutista, onde encontram-se todas nossas bandeiras de lutas e mais as lutas do cotidiano. “É assim que esperamos iniciar  nosso mandato,seguindo a agenda nacional sem esquecer da pauta que temos que construir para o nosso estado, no qual o maior desafio é trabalhar junto as categorias que tem mais dificuldade de organização e enfrentamento das lutas do dia a dia, em especial, destacamos os trabalhadores municipais, e trabalhadores rurais, onde as dificuldades de organização é maior, e a CUT tem que dar algumas respostas com uma certa urgência, destacou o presidente eleito, Paulo Marcelo.

Paulo Marcelo explicou que atualmente, em especial os trabalhadores rurais, precisam de fortalecimento para cobrar a elaboração e a efetivação de políticas públicas, com foco na saúde, na educação, no acompanhamento e na assistência técnica. Por outro lado, os servidores públicos, como os municipais e os trabalhadores em educação, precisa fortalecer os seus sindicatos, sendo mais atuantes e aumentando o quadro de filiados. “Queremos fazer este trabalho através, principalmente, da Secretaria de Formação da CUT, dando continuidade ao que já foi iniciado. É preciso ainda empoderar os sindicalistas e trabalhadores do setor privado”, destacou ele.

O dirigente sindical destacou ainda que a CUT precisa estar presente no dia a dia da sua base, para que este trabalho se fortaleça.  “A CUT quer que se construa, em cada região da Paraíba, pólo de sindicatos, promovendo um agrupamento para este fortalecimento. Temos um grupo eleito disposto a enfrentar estes desafios e com muita energia para isto, que estão entusiasmados em assumir de forma unificada os desafios de defesa dos trabalhadores de da sociedade como um todo”, disse Paulo Marcelo.

Segundo o presidente eleito, “os índices socioeconômicos apresentados pelo Dieese no Congresso da CUT Paraíba deram a dimensão dos esforços que teremos em unificar forças e segmentos, em sermos respostas aos anseios dos trabalhadores, em especial os de baixas renda e desempregados, construindo o desenvolvimentos com sustentabilidade e inclusão social”, concluiu  ele.

Paulo Marcelo, presidente eleito para a nova gestão da CUT Paraíba



Atualmente, a CUT na Paraíba tem 124 sindicatos filiados, representando 444.938 trabalhadores e trabalhadoras filiados, entre eles, urbanos, rurais, servidores do poder público e privados e até trabalhadores informais.


  
Confira abaixo a relação de nomes de dirigentes eleitos para a Composição da Gestão CUT 2012/2015:

Composição da CUT 2012/2015

1-      Presidente: Paulo Marcelo (Sind. Construção Civil)
2-      Vice Presidente: Luis Silva (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Sebastião de Umbuzeiro)
3-      Secretario Geral: Paulo Tavares (SINTEP)
4-      Tesoureiro: Marcos Henrique (Sind. Bancários)
5-      Secretaria de Comunicação: Arimatéia França (Sindeletric)
6-      Secretaria Política Social: Josenilton Feitosa (Sinfesa)
7-      Secretaria de Organização: Elinete Lourenço Rolim (Fespem)
8-      Secretaria da Mulher: Luzenira Linhares (Sinttel)
9-      Secretaria da Juventude: Guilherme Mateus de Barros(Stiup)
10-   Secretaria Formação: Joel Carlos do Nascimento (Sind. Metalúrgico)
11-   Secretaria Igualdade Racial: Maria Bernadete G. de Souza (Sindsprev)
12-   Secretaria Meio Ambiente: Maria da Penha Araujo (Sintem)
13-   Secretaria Saúde: Maria Rita Batista (Seessa)
14-   Secretaria Relação do Trabalho: Gilberto Paulino de Oliveira (Federação Têxteis)
15-   Secretaria Executiva: Rogério Braz de Oliveira (Sindicato dos Comerciários)

Direção

1-      Paulo Medeiro Barreto (STR Barra de Santana)
2-      Rogério Braz de Oliveira (Sindicato dos Comerciários)
3-      Edvan Silva (Sindtêxteis)
4-      Durval Valdivino G. Junior (Sindtêxteis)
5-      Ademir Diniz de Andrade (Sindpd)
6-      Maria José Rozado  Oliveira (Sindtesp)
7-      Genival Santiago Galdino
8-      Nivea Santos Carneiro (Municipais )
9-      Natasha Brayner Sobreira (Sind. Bancários João Pessoa)
10-   Keila Maria Pimentel Araujo (Sintep)
11-   Rogerio Alves Nascimento (Bancários)
12-   Edmilson da Silva Souza (Sintricon)
13-   José Gilson Silva Alves (Sinter)
14-   Nelson Anacleto Pereira (STR Lagoa Seca)
15-   Aurelino Nunes de Souza (Sindsprev)
16-   Zioelton Maia Linhares (Stipdase)
17-   Francisco de Assis Macedo (STR Novo Floresta)
18-   Sebastião José dos Santos (Municipais Nova Palmeira )
19-   Francisco Leite Lima Neto (Municipais)
20-   Vania Lucia dos Santos (Sind. Texteis)
21-   Esdra Luciano C. Campelo (Sind. Bancarios de Campina Grande)
22-   Maria Mércia de Lima Monteiro (Sintem)


Conselho Fiscal

1- Hamilton Pereira Gomes (Bancários)
2- José dos Santos de Farias (Sinfesa)
3- Ivaneide Alves de Carvalho

1- Everaldo Andrade da Costa (STR Cuité)
2- José Vandeley F. Ferreira
3- Maria Cristina P. da Silva (Stiup)

GREVE NA CAGEPA-PB




O STIUPB após várias tentativas de negociar a campanha salarial 2012, inclusive com a mediação da SRTE, onde a CAGEPA não apresentou nenhuma contra proposta para os Trabalhadores(as), em virtude da atitude da empresa o STIUPB em assembleias realizadas por todo o Estado a categoria decidiu entrar em GREVE por tempo indeterminado, em seguida o STIUPB foi convocado pelos trabalhadores(as) da base do STIPDASE em João Pessoa que decidiram também aderir a GREVE mesmo o STIPDASE não se posicionando em relação a GREVE.

Hoje dia 28/05 as 14 horas terá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado para discutir a solicitação de um empréstimo de 150 milhões para CAGEPA, segundo o Presidente da empresa diz que esse empréstimo é para saldar outros já contraídos e sanear a empresa.

Esse é o quadro aqui na CAGEPA e os companheiros do STIUPB estão precisando de apoio politico para GREVE.
A greve vai acontecer nas principais cidades do Estado, João Pessoa em Mares, em Guarabira, em C. Grande, Patos e Sousa, estaremos nos locais de 6:30 da manhã.

Contamos com todos os companheiros do movimento sindical.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CECUT- PB 3o dia



MAIS FOTOS:

https://picasaweb.google.com/cutparaiba/CECUTPB3oDia?authuser=0&feat=directlink

quinta-feira, 17 de maio de 2012

CUT Paraíba apóia greve dos ferroviários



A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) está apoiando a greve dos ferroviários na Paraíba, que deu início nesta última terça-feira (dia 15 de maio). A greve faz parte de um movimento de reivindicação que está sendo promovido pela categoria em todo o Brasil. Entre as reivindicações estão a cobrança de reajuste salarial, além de outras pautas com propostas de melhorias sociais para os trabalhadores.

De acordo com as informações do presidente da CUT-PB, Luis Silva, uma nova mesa de negociação entre representantes sindicais e a diretoria da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) está prevista para acontecer amanhã (dia 18) no Rio de Janeiro, a partir das 14h00.

Segundo Luis Silva, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado da Paraíba (Sintefep), José Cleofas, está no Rio de Janeiro, participando das negociações em nível nacional. O presidente da CUT-PB destacou ainda que a categoria só sairá da greve de acordo com as contra-propostas da CBTU. 

Seminário “Movimento sindical paraibano na promoção da igualdade racial”




         Desde o fim da escravização de mulheres e de homens africanos no Brasil que o mercado de trabalho nacional retrata uma desigualdade nas relações étnico-raciais das mais injustas e aviltantes para trabalhadoras e trabalhadores afrodescendentes.

         Na Paraíba, com sua peculiaridade na negação da contribuição dos contingentes negros na formação de sua sociedade, o racismo e a desigualdade racial nas relações do mundo do trabalho são elementos que têm um impacto direto na distribuição de renda e de oportunidades para a classe trabalhadora.

         Pensando nessa conjuntura é que o Fórum Paraibano de Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR) e a Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) se unem para realizar esse Seminário Movimento Sindical Paraibano na Promoção da Igualdade Racial.

         A ideia central é reabrir a discussão étnico-racial com as lideranças do movimento sindical local, na perspectiva de empoderar os sindicalistas do campo cutista para as discussões contemporâneas sobre os efeitos do racismo institucional, das discriminações raciais e da desigualdade étnico-racial na vida cotidiana de milhares de trabalhadoras e trabalhadores paraibanos.

         O seminário acontece na terça-feira, dia 22, das 8 horas às 17h30, no auditório do SINTTEL, e pretende oferecer um panorama da presença negra e afroparaibana nos diversos setores produtivos, entendendo o sistema capitalista como um mecanismo explorador da mão-de-obra humana indiferente às peculiaridades socioculturais de cada comunidade. O evento deve discutir ainda a criação de estruturas sindicais que contemplem a questão raça-cor, entendendo a gestão sindical também como campo de disputa hegemônica étnico-racial importante para o exercício igualitário dos poderes simbólicos, cognitivos e econômicos, no seio da própria classe trabalhadora.

         A iniciativa visa também à identificação e o empoderamento de antigas e novas lideranças negras dentro do movimento sindical paraibano. Veja a programação.



8 horas – Acolhimento, apresentações de cultura afro.

9h – Abertura e formação de mesa de abertura (representações oficiais e dos movimentos sociais negros)

9h30 - Painel “A importância da atuação conjunta CUT/Movimentos sociais contra o racismo” – Hakon Jacinto, Secretaria Nacional de Combate ao racismo (CUT-SP)

Mediadora: Fátima Solange (FOPPIR/CEPIR-PB)



10h10 – Debates



10h40 - Painel “Promoção da igualdade racial na PB: Panorama e perspectivas do movimento sindical”

Idevaldo Barbosa (SINDSPREV/)

Hamurabi Duarte (CUT-PB)

Mediadora: Alexandra Camilo (FOPPIR)



Debates



12h – Almoço



14h – Painel “Trabalhadoras/es negras/os no mercado de trabalho paraibano”

Renato Silva de Assis (DIEESE-PB)

Mediador: Dalmo Oliveira (FOPPIR)



Debates



15h40 – Sistematização

Mediação: Representante da Escola Nordeste de Formação da CUT

Leitura do documento de compromisso da CUT-PB com a promoção da IR.



18h – Confraternização de encerramento
/////////////////////////////
Serviço

 Seminário“Movimento sindical paraibano na promoção da igualdade racial”
dia 22, das 8 horas às 17h30, no auditório do SINTTEL
Rua Rodrigues de Aquino, nº 290 - Centro - João Pessoa (PB)
Informações e inscrições: (83) 3221. 8545 / 9674.4455 / 9665.0161

terça-feira, 15 de maio de 2012

CUT-PB realiza XI Congresso Estadual (CECUT)


A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) realiza o seu XI Congresso Estadual – CECUT - entre os dias 24 e 26 de maio. O evento deverá contar com cerca de 200 delegados de todo o Estado da Paraíba e, entre outras atividades, irá eleger a nova gestão trienal (2012-2015) da CUT Paraíba. O Congresso será realizado no Convento Santo Antônio, no Sítio Ipuarana, no município de Lagoa Seca, nas proximidades de Campina Grande.

O evento tem como tema “Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as relações de trabalho para garantir e ampliar direitos”.  Durante o Congresso, os sindicalistas irão debater temas de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, como violência, seca, autonomia e política sindical e análise da atual conjuntura.

De acordo com presidente da CUT Paraíba, Luis Silva, a abertura do XI CECUT acontece no dia 24, às 9h00 da manhã. O evento também tem como finalidade eleger delegados que irão representar a Paraíba no Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que está previsto para acontecer entre os dias 09 e 13 de julho, em São Paulo.