A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba atua na defesa dos direitos dos trabalhadores e na busca de maior qualidade de vida e de desenvolvimento sustentável. CUT-PB R. Rodrigues de Aquino, Centro - João Pessoa - PB (83) 3221-8545
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Seminário de Planejamento da CUT
Nos dia 24 e 25 (sexta e sábados passados), a Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) realizou seu Seminário de Planejamento para as ações até o final de 2012.
O Seminário contou com a participação de mais de 25 dirigentes sindicais de todo o estado da Paraíba e serviu para criar uma agenda de ações de que devem se implementadas pela nova gestão da entidade até o final deste ano.
Confira as fotos do evento, que foi realizado no Hotel do Vale, em Campina Grande:
O Seminário contou com a participação de mais de 25 dirigentes sindicais de todo o estado da Paraíba e serviu para criar uma agenda de ações de que devem se implementadas pela nova gestão da entidade até o final deste ano.
Confira as fotos do evento, que foi realizado no Hotel do Vale, em Campina Grande:
Adesão do Movimento Sindical a Candidatura de Luciano Cartaxo
Ato de Adesão de Lideranças Sindicais e Trabalhadores à Candidatura de Luciano Cartaxo. Evento marcado para acontecer no dia 29 (próxima quarta-feira), às 18h00, no Hotel Xênius, no bairro do Cabo Branco.
terça-feira, 21 de agosto de 2012
CUT Paraíba realiza Seminário de Planejamento Estratégico
A Central Única dos Trabalhadores na Paraíba
realiza, entre os dias 24 e 25 de agosto, o seu Seminário de Planejamento
Estratégico. O evento será realizado no Hotel do Valle, em Campina Grande e
deverá reunir sindicalistas de todo o Estado.
De acordo com o presidente da CUT Paraíba,
Paulo Marcelo, o objetivo do Seminário é construir um plano de ação da política sindical da
CUT – PB para o período de quatro meses que encerram o último semestre de 2012,
mas sem perder a expectativa das mudanças de cenário que possam vir a mudar
após as eleições de outubro.
Paulo Marcelo destacou ainda que o Seminário
trará para o debate sobre as propostas de ações da entidade, os principais
eixos que guiam a CUT Nacional. São eles: DISPUTA DE HEGEMONIA; FORTALECIMENTO
DO PROJETO CUT e GESTÃO SINDICAL. Entre as demais propostas de eixos estratégicos
para discussão também estão:
1)
Saúde do Trabalhador
2) Políticas
Sociais
3) Combate
ao Racismo
4) Organização
dos Rurais
5) Finanças
6) Ações
e Mobilizações de Massa ( estadual e nacional)
7) Mulher
trabalhadora
8) Comunicação
9) Organização
e Política Sindical
10) Formação
11) Juventude
12) Relações
de Trabalho
13) Serviço
Público/Federal/Estadual/municipal
14)
Setor Privado
Confira abaixo a programação do
evento:
DIA
23:
9h: Mesa de abertura – Saudações da Executiva à nova direção
9h30: Apresentação dos
Participantes
10h: Análise de Cenários político Nacional e no Estado
11h30: Um balanço da Ação da
CUT no Triênio que se encerra
14h: TRABALHO EM GRUPO
16h: Construção do Painel de
ações
Socialização das propostas para
o Plano de Ação
18h: Jantar
DIA
24:
9h: Plenária e debate de consolidação das Propostas
Formação de uma comissão de acompanhamento do Plano de Ação
13h: Encaminhamentos
e Avaliação do Encontro
5 de setembro, Dia Nacional de Mobilização da CUT
17/08/2012
10% do PIB para educação, Fim do Fator Previdenciário e da rotatividade no emprego, negociação coletiva no serviço público e Agenda do Trabalho Decente são prioridades, afirma Sérgio Nobre
Escrito por: Leonardo Severo
No próximo 5 de setembro, quarta-feira, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizará um Dia Nacional de Mobilização, levando às ruas, às Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e ao Congresso Nacional suas reivindicações de 10% do PIB para a educação, Fim do Fator Previdenciário, Fim da rotatividade no emprego, negociação coletiva no serviço público e a Agenda do Trabalho Decente. Em entrevista ao Portal do Mundo do Trabalho, o novo secretário geral da CUT, Sérgio Nobre, destaca a relevância da manifestação para dar maior visibilidade à pauta dos trabalhadores junto à sociedade, ao parlamento e ao governo, a fim de garantir direitos e ampliar conquistas.
Quais são os eixos do Dia Nacional de Mobilização da CUT?
O fim do Fator Previdenciário, fim da rotatividade no emprego – com a ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), negociação coletiva no serviço público – com a regulamentação da Convenção 151 da OIT - e a aprovação da Agenda do Trabalho Decente são prioridades que se somam à luta pelos 10% do PIB para a educação. Esta última medida, ao lado do Piso, da Carreira e da jornada, integra também a reivindicação dos companheiros e companheiras da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que realizarão uma marcha nacional neste mesmo dia a Brasília.
A educação é um tema chave...
A educação é um tema estratégico para a continuidade do desenvolvimento. Vimos recentemente uma pesquisa que aponta a queda na qualidade do ensino, onde 37% dos universitários não conseguiu sequer interpretar um texto e em que metade das escolas particulares não atingiu a nota mínima. É inaceitável que algo que é fundamental para a formação e qualificação profissional, para o desenvolvimento científico e tecnológico, fique estagnado ou até mesmo retroceda. Infelizmente o Sistema S vem cobrando cursos como o de mecânico de turbina de avião, R$ 500 por mês. Tinha de ser gratuito. Essa cobrança é um crime.
Qual a relevância desta ação integrada do conjunto das categorias?
É uma ação extremamente importante, pois dará grande visibilidade à mobilização do setor público, com as conquistas salariais que vão advir do processo. Temos também as campanhas salariais do segundo semestre, como as dos metalúrgicos e bancários. Vamos levar a Brasília a pauta da CUT, divulgando amplamente propostas que interessam à classe trabalhadora.
Como será a ação junto aos parlamentares no Congresso Nacional?
Nossa ideia é cobrar do parlamento maior agilidade na votação dos projetos sobre os diferentes temas, pela sua importância na melhoria das condições de vida e trabalho. Paralelamente vamos defender o compromisso do governo com o estabelecimento de uma mesa permanente de negociação com as centrais sindicais.
Qual sua avaliação das recentes greves dos servidores federais?
A paralisação demonstrou a necessidade de um novo modelo de negociação, que seja mais unitário e menos fragmentado, com acordos de longa duração para que a população não fique sem serviço público durante meses nem os servidores sem a tão necessária valorização. A regulamentação da Convenção 151 da OIT poderia ajudar muito em questões de carreira, na reestruturação de cargos e salários. O que acontece hoje é que muitas vezes quando há um acordo no índice de reajuste não há maiores avanços no conjunto da pauta. Daí também a importância de termos a organização no local de trabalho, legitimamente eleita, para que os representantes sindicais cuidem destas demandas.
Além da ação na capital federal, a CUT organizará ações de rua e vigílias, com audiências públicas em Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. Como será a ação em Brasília?
Realizaremos uma reunião da Direção Nacional da CUT na véspera do dia 5 de setembro, com uma presença expressiva de todos os Estados e Ramos. Além da mobilização de rua, estaremos no Congresso Nacional dialogando com os parlamentares sobre a nossa agenda. Cabe à maior central sindical do país colocar a sociedade em movimento, sendo interlocutora, levantando temas cruciais para o desenvolvimento nacional com distribuição de renda e valorização do trabalho. Neste movimento vamos nos preparando para os 30 anos da CUT, que serão um marco para a própria democracia brasileira.
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Encontro de Mulheres Negras
Dando continuidade aos seminários que aconteceram em Alagoa Grande e João Pessoa durante o último mês de julhp, será realizado um encontro entre mulheres negras e representantes da Associação do Quilombo Caiana dos Criolos, em Alagoa Grande, no próximao dia 22 (sexta-feira).
A reunião deverá definir uma agenda política ampliada para João Pessoa e, em seguida, para outras localidades. O encontro irá contar com a presença da Presidente da Associação do Quilombo Caiana dos Criolos, Cida de Caiana.
Os Seminários que aconteceram em julho tiveram como objetivo debater temas ligados a raça, classe e gênero e tiveram como palestrante a Conselheira Nacional do CNPPIR/CONEN/SEPPIR/PR, Cleide Hilda Lima de Sousa. Os eventos tiveram o apoio da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB).
Maiores informações sobre o encontro: Carlos Henriques, representante da Malungus (chenriques.malunguspb@hotmail.com)
terça-feira, 14 de agosto de 2012
CUT Paraíba avalia Conferência do Trabalho Decente como Vitória para o Brasil e para Trabalhadores
Gilberto Paulino, delegado da CUT Paraíba na Conferência do Trabalho Decente
A Central Única dos
Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) esteve presente na Conferência Nacional do
Emprego e do Trabalho Decente e avaliou que a sua realização foi uma vitória
para o Brasil e para os Trabalhadores. O evento foi realizado entre os dias 8 e
11 de agosto, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Os dirigentes
sindicais da CUT Paraíba Gilberto Paulino, Edvan Silva e Paulo Tavares
representaram a entidade como delegados na Conferência.
Gilberto Paulino destacou que o
Brasil passou a ser o foco e exemplo para países do mundo inteiro, porque saiu
na frente e realizou a primeira Conferência do Trabalho Decente com formação
tripartide, ou seja, com representantes dos trabalhadores, do Governo e dos
empresários.
Segundo o sindicalista, foram
mais de 1,5 mil delegados de todo o Brasil e os trabalhadores saíram
vitoriosos, diante das votações realizadas e dos encaminhamentos tirados ao
longo do evento. Entre os pontos positivos para os trabalhadores Gilberto
Paulino destaca as vitórias das votações da Redução da Jornada de Trabalho Sem
Redução do Salário, contra a Terceirização como Precarização do Trabalho e em
favor da retificação da Convenção 158 da OIT e da regulamentação da 151.
Gilberto Paulino destacou que
foi debatido um total de 600 propostas elaboradas em todo o Brasil, nas
Convenções municipais e estaduais que precederam o evento em nível nacional.
Ele explicou ainda que os encaminhamentos serão enviados para a Comissão de
Justiça do Congresso Nacional, assim como para os representantes dos
trabalhadores em todos os Estados.
Mesa de Abertura da Conferência nacional de Emprego e Trabalho Decente
Movimento Sindical terá reunião com candidato do PT à Prefeitura de João Pessoa
Paulo Marcelo, presidente da CUT Paraíba
Representantes do movimento sindical de João Pessoa se reúnem no próximo dia 21 (terça-feira), com o candidato do Partido
dos Trabalhadores (PT) à prefeitura da Capital, Luciano Cartaxo. A reunião
está prevista para acontecer a partir das 9h00 da manhã, na sede do Sindicato
dos Trabalhadores em Telecomunicações na Paraíba (Sinttel), no Centro de João
Pessoa.
De acordo com o presidente da CUT Paraíba, Paulo Marcelo, a entidade
está entrando em contato com todos os demais candidatos a prefeitura de João
Pessoa, para iniciar debates sobre as propostas para a melhoria da qualidade de vida dos Trabalhadores.
Paulo Marcelo destacou que os representantes sindicais estão
elaborando um documento com sugestões de políticas públicas que possam atender
às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como da sociedade como
um todo.
A CUT Paraíba, durante a última eleição para Governador do Estado,
também apresentou um documento com pontos de reivindicação para os candidatos
ao cargo. Tratou-se da Plataforma dos Trabalhadores na Paraíba, que foi
entregue aos candidatos num evento realizado em setembro de 2010.
A CUT Paraíba representa cerca de 110 sindicatos
de trabalhadores importantes e atuantes, sejam provenientes da área privada e
pública, urbanos e rurais, formais e informais, que convivem diuturnamente com
os problemas da cidade, tendo iniciativas e ações que fortalecem e podem serem
potencializados pelos futuros gestores municipais.
Reunião da Diretoria da CUT Paraíba
Os representantes da CUT Paraíba participaram hoje (dia 14/08) da reunião da Direção, que aconteceu a partir das 9h00 da manhã, no auditório do Sitespb, no campus I da UFPB, em João Pessoa.
Os sindicalistas debateram a seguinte pauta:
- Avaliação e debate do empréstimo da Cagepa;
- Nova Composição da Direção da CUT;
- Greve dos servidores federais;
- Avaliação da Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente
- Informes Gerais
Confira abaixo as fotos da reunião:
Os sindicalistas debateram a seguinte pauta:
- Avaliação e debate do empréstimo da Cagepa;
- Nova Composição da Direção da CUT;
- Greve dos servidores federais;
- Avaliação da Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente
- Informes Gerais
Confira abaixo as fotos da reunião:
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
ATO público dos Servidores Federais na Paraíba
Representantes da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) estiveram presentes neste último dia 09 de agosto (quinta-feira) no ATO público realizado pelos Servidores Federais em João Pessoa.
O ATO aconteceu no Centro da Cidade, numa caminhada que saiu do Parque Solón de Lucena (Lagoa)
para a Praça dos Três Poderes.
Confira abaixo as fotos, que também estão disponíveis no site do Sintserf PB (http://sintserfpb.org/):
O ATO aconteceu no Centro da Cidade, numa caminhada que saiu do Parque Solón de Lucena (Lagoa)
para a Praça dos Três Poderes.
Confira abaixo as fotos, que também estão disponíveis no site do Sintserf PB (http://sintserfpb.org/):
Assinar:
Postagens (Atom)